Entretenimento na Internet - o Canal NetBila

A Evolução do Entretenimento na Internet, concretamente no YouTube

O Canal NetBila

Entretenimento no YouTube - o Canal NetBila

A internet mudou completamente a forma como nos divertimos. Antes, o entretenimento era escasso, caro e imposto: tínhamos de esperar por um programa na televisão ou ir ao cinema. A escolha era limitada e só podíamos ver o que nos era dado.
Hoje, a internet trouxe a democratização do entretenimento, ou seja, tornámo-nos criadores e, ao mesmo tempo, decisores nas escolhas que efetuamos. Nós é que decidimos o que queremos ver, quando queremos ver e onde queremos ver.

De Espectador a Participante

A televisão e a rádio faziam de nós espectadores passivos, ou seja, apenas recebíamos o conteúdo. O YouTube e outras plataformas digitais transformaram-nos em participantes ativos.

• Podemos comentar, partilhar e até fazer parte do vídeo através de transmissões em direto (lives).

• É esta interação que faz as pessoas sentirem-se ligadas e valorizadas.

O Poder da Comunidade e do Conteúdo Específico

O YouTube não é só um conjunto de vídeos, é uma rede de comunidades (grupos de pessoas).

• As pessoas não querem só conteúdo genérico (para toda a gente), querem coisas muito específicas que falem dos seus hobbies, interesses e, até mesmo, problemas.

• Os canais de sucesso no YouTube conseguem criar uma sensação de pertença, fazendo com que os utilizadores se sintam como se estivessem a falar com um amigo ou com alguém do seu grupo.

O Tão Falado Algoritmo

O algoritmo do YouTube é o "cérebro" da plataforma, tendo dois trabalhos principais:

1. Recomendação de Vídeos: o algoritmo estuda o que vemos, o que não nos interessa, e quanto tempo passamos em cada vídeo, para nos mostrar o conteúdo que tem mais hipóteses de nos prender.

2. Otimização do Tempo de Visualização: O objetivo principal do algoritmo é manter-nos na plataforma o máximo de tempo possível (o designado watch time).

Este foco no tempo que passamos a ver é a chave do YouTube, pois é a forma de conseguir mostrar mais anúncios e ganhar mais dinheiro, fornecendo simultaneamente, em termos relativos, estas possibilidades aos criadores de conteúdo, que obterão sucesso, mantendo o público a ver por mais tempo os seus próprios vídeos.

Será o NetBila um Canal de Entretenimento?

O canal NetBila, em youtube.com/netbila, partindo de uma base que é a área geográfica onde o seu mentor se insere – Douro e Trás-os-Montes –, não se limita, contudo, às temáticas da referida região, divergindo muitas vezes para outros assuntos que em nada se relacionam com aquela área geográfica, numa perspectiva de diversificação de conteúdos, indo de encontro às preferências do autor dos sucessivos vídeos, tornando-se assim num canal em que a imprevisibilidade é uma das suas características. É importante mencionar este ponto, pois é precisamente o contrário do recomendado, tanto quanto se conhece, pelo YouTube, que insta os criadores a dedicarem-se a um tema específico. Ora, o NetBila não obedece a essa norma, prejudicando naturalmente a visibilidade do canal. Entende-se que, deste modo, a criatividade resulta mais contida, compreendendo, no entanto, as orientações da plataforma do YouTube. De qualquer modo, esta diversidade temática do canal NetBila insere-se sobretudo na área do entretenimento, eventualmente combinado com alguma informação local e regional.
Outras razões haverá, certamente, para a fraca visibilidade do NetBila, mas isso será tema para outras discussões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Regiões Envolventes ao Douro e Trás-os-Montes

Que futuro para o interior de Portugal?

Bolos Económicos, ainda mais económicos